Práticas culturais, alfabetização científica e vida universitária de estudantes de licenciatura
Coord. Prof. Darbi Masson Suficier (FEIS/UNESP)
O objetivo da pesquisa é analisar as origens sociais, a alfabetização científica, as práticas culturais e a vida universitária de estudantes de licenciatura. A objetivação das origens sociais, da alfabetização científica e das práticas culturais dos estudantes busca contribuir para o entendimento das vivências no ambiente universitário e as prováveis dificuldades de permanência no ensino superior. A relação que os estudantes de graduação estabelecem com os diferentes aspectos da vida universitária (a transição do ensino médio para o ensino superior, o conhecimento científico, as aulas, as leituras, as avaliações/escrita acadêmica, a burocracia universitária, o espaço social e as relações sociais com professores, técnicos administrativos e colegas) constitui um dos elementos explicativos tanto para a permanência quanto para o abandono no ensino superior. No mesmo sentido, faz-se necessário a compreensão da relação estabelecida pelos estudantes com as ciências ao longo de seu percurso de escolarização e de sua alfabetização científica. A coleta de dados será realizada por meio da aplicação de questionário e de entrevistas semi diretivas junto aos estudantes de licenciatura, matriculados em uma instituição de ensino superior pública. Os dados serão analisados por meio da elaboração de retratos sociológicos e perfis culturais. A análise das origens sociais dos estudantes, de suas práticas culturais, de sua alfabetização científica e de suas vidas universitárias enquanto conjunto de práticas, na acepção de Bourdieu, objetiva contribuir para o entendimento das dificuldades enfrentadas no curso de graduação e subsidiar possíveis soluções quanto a recepção e a permanência estudantil.