Currículo e Identidade: Perspectivas Sociológicas
Curso de Extensão Semi-Presencial (24 horas) - 20 vagas para professoras e professores da Educação Básica
Contato / dúvidas: darbi.suficier@unesp.br
Contato / dúvidas: darbi.suficier@unesp.br
O curso de extensão Currículo e identidade: perspectivas sociológicas, sob coordenação do Prof. Darbi Masson Suficier (FEIS/UNESP), compreende um conjunto de temáticas das áreas da Educação e da Sociologia da Educação e visam dar subsídios para professores/as e estudantes de licenciatura refletirem sobre as intencionalidades presentes na construção dos currículos escolares. Conforme aponta Silva (2010), a discussão sobre o que deve ser ensinado perpassa as dimensões pedagógicas e relaciona-se com as dimensões políticas da educação. Outrossim, conforme apontava Durkheim (2011), a escolha dos conteúdos curriculares está diretamente vinculada a um certo ideal de sociedade e de ser humano que almejamos e vincula-se a própria ideia de nação, de país e de povo. Neste sentido, discutir as questões referentes ao currículo em suas diferentes perspectivas visa contribuir para o desvelamento das intencionalidades presentes na formulação das políticas curriculares. As temáticas do currículo permeiam a prática docente e devem ser objeto de reflexão de professores e estudantes de licenciatura, posto que as intencionalidades presentes na formulação das políticas curriculares não estão, necessariamente, explicitadas nos documentos oficiais, conforme aponta Silva (2010). Neste sentido, o presente curso justifica-se pela possibilidade de ampliação do conhecimento sobre as dimensões sociológicas do currículo, bem como pela contribuição à reflexão de professores e estudantes.
As leituras sugeridas pelos palestrantes estão disponíveis em:
https://drive.google.com/drive/folders/18vJ4yM5Ju8Wh5Odq1U6k66LfrWE3sxEF?usp=sharing
Após a confirmação da inscrição, você receberá o link para o evento online.
ONLINE E PRESENCIAL - Sala de aula N04 - FEIS/UNESP e
Prof. Dr. Darbi Masson Suficier (Docente FEIS/UNESP)
http://lattes.cnpq.br/3233794977063201
20/03/2025 - 19h00 - “Teorias tradicionais e teorias críticas do currículo”
Leitura sugerida: SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. (I. Introdução. Teorias do currículo: o que é isto? / II. Das teorias tradicionais às teorias críticas).
27/03/2025 - 19h00 - “Teorias pós-críticas do currículo”
Leitura sugerida: SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. (III. As teorias pós-críticas).
03/04/2025 - 19h00 - “Currículo: desigualdades escolares e desigualdades sociais”
Leitura sugerida: BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, M. A; CATANI, A. (Orgs.). Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2007.
ONLINE
Profa. Dra. Hellen Cristina Xavier da Silva Mattos (Pesquisadora UFSCAR)
http://lattes.cnpq.br/8605625866125060
10/04/2025 - 19h00 - "Currículo, identidade e sentidos sociais"
Leitura sugerida: VALLE, I. R. Sociologia da Educação: currículo e saberes escolares. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014. (Introdução e Capítulo 6 - Por uma "sociologia dos saberes escolares").
ONLINE
Prof. Dr. Alexandre Aparecido dos Santos (Pesquisador USP)
http://lattes.cnpq.br/7033190348496522
17/04/2025 - 19h00 - "As diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico raciais"
Leitura sugerida: BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação, 2004.
ONLINE
Profa. Dra. Rosangela da Silva (Docente UFAL)
http://lattes.cnpq.br/9850822168106987
24/04/2025 - 19h00 - "Currículo e decolonialidade"
Leitura sugerida: BALLESTRIN, L. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 11, p. 89–117, maio 2013.
Contato: darbi.suficier@unesp.br